top of page

O que são suplementos?

Algumas pessoas ainda tem resistência aos suplementos, por pensarem se tratar de medicamentos ou químicas artificiais, o que não é verdade.


Afinal, o que são suplementos?


Suplemento: aquilo que serve para suprir alguma falta.


Suplementos são fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias, com efeito fisiológico ou nutricional no organismo.


A suplementação jamais vai substituir uma alimentação saudável e equilibrada, porém receitas naturais também não irão fazer o mesmo efeito de uma fórmula e de forma alguma a suplementação é a ingestão de produtos químicos.


As vitaminas e minerais presentes em um suplemento são exatamente iguais às que encontramos nos alimentos, com a mesma estrutura química, tendo a vantagem de apresentarem um laudo de análise comprovando sua pureza e isenção de substâncias tóxicas que poderão estar presentes também nos alimentos.


Suplementos são regularizados?


Desde 2018 os suplementos são regularizados pela Anvisa e, segundo ela, nos ajudam a melhorar o funcionamento do corpo com substâncias bioativas, nutrientes, probióticos, enzimas, entre outros.


Quem precisa de suplementação?


A partir dos 30 anos, nosso corpo começa a produzir menos nutrientes e passa a perder mais massa muscular, responsável por nos sustentar. Então a suplementação tem sido bastante indicada em casos de idosos.

Também é indicada para pessoas que não diversificam suas refeições ou atletas que têm um alto gasto energético.


Quais os tipos de suplementos que existem?


Suplementos hormonais: ajudam a estimular a produção de hormônios e são geralmente utilizados por mulheres que enfrentam algum tipo de alteração hormonal.


Suplementos proteicos: voltados para aqueles que fazem musculação e são à base de proteínas, tendo o objetivo de promover a recuperação muscular após o treino.


Suplementos probióticos: são à base de microrganismos vivos e contribuem para a melhora da função intestinal.


Suplementos termogênicos: indicados para quem busca perder peso e são capazes de acelerar o metabolismo, são compostos por substâncias que promovem essa ação, como cafeína e citrus.


Suplementos hipercalóricos: ricos em carboidratos, vitaminas, gorduras, proteínas e minerais, devem ser consumidos com cautela, já que podem ocasionar o aumento de peso.


Suplementos polivitamínicos e minerais: fornecem complemento para vitaminas e minerais, como o cálcio e magnésio.


Suplementos antioxidantes: capazes de eliminar os radicais livres do organismo, ajudando a beneficiar a saúde como um todo.


Quais os benefícios?


São antioxidantes – combatem a oxidação das moléculas, assim prevenindo o envelhecimento e algumas doenças. Antioxidantes são essenciais para o organismo e podem ser encontrados em suplementos que contenham vitamina A, vitamina C e manganês.


Ajudam na imunidade – para que nosso sistema imunológico funcione bem e nos defenda de vírus, fungos, bactérias, devemos investir nos suplementos que contenham vitamina A, vitamina C e Zinco.


Auxiliam o coração – nosso coração precisa ser forte, para bombear o sangue e distribuir nutrientes, então devemos mantê-lo funcionando bem por meio de algumas vitaminas, como a B3, B6, B12 e vitamina C.


Intensificam a memória – uma alternativa para melhorar a questão dos problemas de memória, principalmente ao longo do envelhecimento, é suplementar as vitaminas B6 e B12.


Protegem o cérebro – suplementos que contém ômega 3 agem diretamente nas funções do sistema nervoso.


Beneficiam os olhos – nutriente fundamental para a função dos fotorreceptores sensíveis à luz na retina, suplementos com vitamina A contribuem para a saúde desses órgãos, evitando a degeneração, protegendo a córnea e evitando a catarata


Já se foi o tempo em que as pessoas acreditavam que os suplementos eram utilizados exclusivamente por atletas ou pessoas com restrições alimentares.


E ao contrário do que as pessoas pensam, os suplementos são uma alternativa natural onde o corpo terá a oportunidade de receber um nutriente com a estrutura exatamente igual ao encontrado na natureza, sendo que em vários casos, ele é obtido através das próprias plantas.











0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page