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Ciclo Circadiano: 10 maneiras de regular o seu

O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono e assim por diante. ⌛



É o ciclo de 1 dia ao qual estamos expostos. Durante o dia, a luz, durante a noite, a ausência dela, influencia o nosso “relógio biológico”, ditando como nosso organismo se comporta no decorrer das 24 horas que compõe o dia no nosso planeta. É o meio pelo qual o organismo dos mamíferos (e também de plantas) se adapta à vida na Terra, cuja intervenção do Sol (e outros fatores ambientais) provocam ciclos de luminosidade e escuridão. ⏰☀️🌙



⭐ 10 hábitos para regular o seu círculo circadiano ⭐


  1. Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário;

  2. Se exponha ao sol ao acordar, isso reduz a produção de melatonina e aumenta a energia;

  3. Pratique exercícios físicos pela manhã, longe do horário de dormir;

  4. Jante de 3 a 4h antes de dormir;

  5. Use luz quente e fraca no quarto antes de dormir;

  6. Use difusor com óleo essencial de lavanda para auxiliar no relaxamento;

  7. Evite consumir estimulantes como café, erva-mate e alguns tipos de chá depois das 18h;

  8. Inclua na sua rotina alguma prática como meditação ou leitura antes de dormir;

  9. Consuma chás calmantes antes de dormir, como camomila, erva-cidreira ou passiflora;

  10. Evite assistir TV ou ficar em frente a telas como celular, por pelo menos 1h antes de dormir.




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