top of page

Suplementos para mulheres

Atualizado: 5 de jun. de 2023

Os suplementos básicos e essenciais são importantes para todos, tanto para homens quanto para mulheres, mas existem alguns que são mais importantes ainda para mulheres, já que o corpo feminino apresenta órgãos e um perfil hormonal diferente.


O primeiro é a vitamina K2, “ah mas esse suplemento é fundamental para todos, homens e mulheres”, com certeza, mas para as mulheres é ainda mais importante, pois somos mais suscetíveis à osteoporose e, já sabemos que sem a vitamina K2 o cálcio não vai para os ossos, e não adianta tomar suplementos de cálcio, sem a vitamina K2 acaba se tornando mais perigoso, porque ele não vai até os ossos sozinho, ele vai acabar se depositando nos tecidos moles, como rins, pele, vai acabar deixando a pele mais rígida, envelhecida e ainda pior, vai ficar nas próprias artérias, provocando obstruções, impedindo que o sangue flua.


Após a menopausa, cálcio é um mineral interessante para a suplementação, sempre junto com a vitamina D3, que vai fazer com o que o corpo consiga absorver esse cálcio, e com a vitamina K2 que vai encaminhá-lo para o local correto, que são os ossos. O cálcio já é usado em mulheres maduras há muito tempo, a diferença é que hoje se sabe que se necessita das duas vitaminas, que é a forma mais moderna de ser consumido. Antigamente se utilizava o carbonato de cálcio ou cálcio de ostras, agora a opção de melhor absorção e melhores resultados com os mínimos efeitos colaterais é o cálcio na forma de citrato malato. Os suplementos de proteínas ou aminoácidos são fundamentais, embora as mulheres tenham menos músculos na sua composição corporal, com exceção de atletas e fisiculturistas, a preservação dos músculos é crucial para a saúde. Lembrando que esse tipo de suplemento não traz resultado sem exercícios de força, normalmente a musculação.


Mas vamos para os suplementos mais falados, que são aqueles para os sintomas da menopausa. O primeiro e mais conhecido é a isoflavona de soja, que tem a capacidade de normalizar os níveis de estrogênio circulantes no organismo. Outro fitoterápico que costuma estar associado à isoflavona é a cimicífuga, também utilizada no tratamento do climatério, combate calorões, depressão, insônia e cólicas do período pré-menstrual. Seguindo esse pensamento, temos o yam mexicano, que tem propriedades semelhantes à cimicífuga e traz o efeito parecido, podendo variar de pessoa para pessoa. O yam mexicano também pode ser útil em casos de tensão pré-menstrual e menstruação irregular, o vitex agnus castus também é utilizado para a mesma finalidade. Atualmente uma planta chamada amora negra, cujo nome científico é morus nigra, está sendo muito falada e parece trazer resultados positivos, tanto nos sintomas físicos quanto emocionais da menopausa, em especial a irritabilidade.

  • · Quais os primeiros sintomas da menopausa?

Quando estamos entrando na menopausa, nosso corpo apresenta diversos sintomas, o principal deles é a menstruação irregular. Também podemos sentir ondas de calor, mudanças de humor, alterações no sono, mudanças urogenitais.

  • · Podemos engravidar durante a menopausa?

Muitas mulheres têm essa dúvida, e sim, é possível! Durante esse período ainda ocorre a ovulação, mesmo que de uma forma irregular. Porém, uma gravidez natural tem chance menor em mulheres mais velhas.


Todos esses fitoterápicos para tratamento de sintomas da menopausa podem variar de acordo com cada organismo, então é muito comum funcionar para uma mulher e para outra não. Costumamos ouvir que fez o efeito para uma, para outra não fez, para uma fez um bom efeito durante um tempo e depois cessou, como se o corpo tivesse acostumado, e não traz os mesmos efeitos e resultados para todas as pessoas. Isso porque o corpo feminino é uma estrutura complexa e regulação hormonal também, ela depende de muitos fatores, influenciada muitas vezes pela alimentação, pela genética, pelo modo de vida, pela prática de exercícios físicos e pela parte emocional.


Outro suplemento muito interessante e barato que pode ser utilizado por mulheres de várias idades é a maca peruana, conhecida como afrodisíaco dos Andes, atuando no aumento da libido, secura vaginal, além da queima de gordura e no aumento da massa magra.


  • · Em quanto tempo a Maca Peruana faz efeito?

Sempre lembrando que, por não ser um medicamento, os efeitos são percebidos a longo prazo. Vai de organismo para organismo, mas em torno de 3 a 4 semanas já podemos notar.


Existem duas plantas que ajudam muito as mulheres na tensão pré-menstrual, principalmente os efeitos hormonais, que é o Hipericum e a Valeriana, na verdade essas duas plantas tem efeito ansiolítico e para manipular é preciso uma receita médica, pois elas têm um efeito mais forte.


Mulheres que convivem com esses problemas, perturbações hormonais durante esse período conseguem se beneficiar bastante dessas plantas, mas é preciso que seja buscado um profissional e que tenha uma prescrição médica.


Outra situação que acomete mais mulheres do que homens é a enxaqueca, também em função da montanha russa hormonal que nós mulheres vivemos, algumas delas sentem enxaqueca antes de menstruar. Existe uma planta chamada Tanacetum Parthenium que atua tanto na crise da enxaqueca como na prevenção, mas ela também pertence a classe de fitoterápicos que necessitam de prescrição médica.


Vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B6, também podem ser úteis na redução da TPM, mas ela exerce um efeito muito sutil, somente aquelas mulheres mais sensíveis aos efeitos dos suplementos conseguem alguma melhoria.


E por fim, suplementos para estética! O ácido hialurônico e o silício orgânico são ótimas escolhas e não muito caras para a saúde da pele, reduzem linhas de expressão e previnem o envelhecimento.


  • · Quais os benefícios do Ácido Hialurônico?

  1. Evita o desenvolvimento de osteoartrite, osteodistrofia ou artrite reumatoide;

  2. Evita o surgimento de sinais de envelhecimento;

  3. Promove a regeneração da pele, reduzindo rugas e manchas;

  4. Alivia dores articulares, melhorando a lubrificação das articulações.

  • · Quais os benefícios do Silício Orgânico?

  1. Previne o envelhecimento precoce;

  2. Fortalece os fios de cabelo;

  3. Melhora a saúde da pele;

  4. Auxilia no crescimento e fortalecimento das unhas;

  5. Previne doenças causadas pela descalcificação óssea, como a osteoporose;

  6. Desintoxica o organismo;

  7. Ajuda no tratamento contra a acne;

  8. Fortalece e melhora a estrutura das articulações;

  9. Combate os radicais livres.









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page