Como ganhar massa muscular

Atualizado: 7 de Out de 2020

Sabemos da importância de manter uma porcentagem de massa muscular alta no organismo. Além de sustentar o nosso corpo, os músculos nos permitem ter força e agilidade mesmo com idade avançada. Uma maior quantidade de massa magra também faz que o metabolismo basal aumente, evitando o acúmulo de gorduras.



Ganhar massa muscular nem sempre é fácil, é preciso dedicação e sacrifício. Por isso, vamos descrever abaixo alguns fatores que influenciam diretamente nesse processo. Quem sabe você pode melhorar em algum deles e otimizar seus resultados:


Musculação

Não tem escapatória. Quem quer ganhar massa muscular terá que passar pelo sacrifício de praticar musculação de alta intensidade. A musculação cria microlesões nas fibras musculares, oportunizando o seu crescimento. Deve ser realizado de forma intensa, a fim de cansar os músculos. Caso contrário, não causa os efeitos desejados.


Alimentação rica em proteínas

Sabemos que nossos músculos são formados por proteínas e que elas são obtidas através da alimentação. Por isso, é fundamental ingerirmos proteínas de boa qualidade e em quantidades adequadas. Não é preciso necessariamente ser a proteína animal, embora esta seja a mais completa e com mais compatibilidade em relação às nossas proteínas.


Sono adequado

É durante o sono que o corpo tem oportunidade de catabolizar. Além disso, o ciclo circadiano (liberação dos hormônios durante o dia e noite) interfere no ganho de massa magra, em especial o hormônio do crescimento.


Suplementação

Para otimizar nossos resultados podemos fazer uso dos suplementos que trarão um aporte de aminoácidos para a construção de novas fibras musculares. Estamos falando do Whey Protein e do BCAA. Esses produtos fornecerão os “tijolos” para a construção da “parede”, fazendo uma analogia entre aminoácidos e proteínas (fibras musculares).


Temos também a creatina, um poderoso aliado no ganho de massa magra. Talvez o suplemento mais estudado do mundo, tem segurança e eficácia comprovada. Ele promove o aumento de energia muscular, permitindo treinos mais intensos. A hipertrofia também se dá devido a maior hidratação muscular, produzindo efeitos a curto prazo.


Conquistar massa muscular só depende de você. Os resultados podem demorar, mas com certeza chegarão e junto com eles, mais saúde e disposição.