top of page

Rejuvenescendo com a ajuda de suplementos

Atualizado: 5 de jun. de 2023

É certo que os idosos de hoje não se parecem com os idosos de um século atrás. O aumento da expectativa não veio sozinha, a gente não só vive mais, mas vivemos mais tempo jovens também. Um conjunto de recursos nos possibilita isso e podemos contar com o avanço da medicina, da indústria cosmética e dos fatores que nos fazem envelhecer.



O envelhecimento que eu me refiro é o envelhecimento celular, os danos causados pelo tempo nas células e tecidos, que nos fazem perder a saúde.


  • O que causa o envelhecimento?

Parece um paradoxo, não queremos envelhecer para podermos viver mais, o fato de vivermos nos envelhece. Lá dentro das células, as mitocôndrias trabalham o tempo todo para produzir energia, mas acabam gerando como resíduo radicais livres, moléculas com um elétron a menos e por isso são instáveis e atacam, danificando a própria célula. Com o tempo os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer. Além disso, a divisão celular desordenada também provoca doenças e envelhecimento. Células responsáveis pela formação de tecidos começam a morrer e não são substituídas por novas, como acontece na juventude e como resultado. Para os aspectos visíveis do envelhecimento podemos usar os nutri cosméticos.


  • Quais os 3 componentes do envelhecimento bem-sucedido?

  1. Baixa probabilidade de doenças e incapacidades relacionadas às mesmas;

  2. Alta capacidade funcional cognitiva e física;

  3. Engajamento ativo com a vida.


Vamos para a primeira classe de suplementos:


Os antioxidantes, que irão combater os radicais livres. A vitamina C que é o mais conhecido, um suplemento barato que protege as mitocôndrias e demais estruturas. A mitocôndria é considerada a chave da vitalidade, precisamos tê-las em quantidade e qualidade suficiente para que nosso corpo possa ter com 50 anos a energia que tinha aos 20, por exemplo. Além de combater os radicais livres, estimula a produção de outros antioxidantes endógenos, ou seja, fabricados pelo próprio corpo como a glutationa.


O PQQ é um nutriente que o organismo não consegue sintetizar. Não só protege a mitocôndria do estresse oxidativo, como promove a geração espontânea de novas mitocôndrias, até 20% a mais. Ele é o único nutriente capaz de realizar a biogênese mitocondrial nas células existentes, incluindo nas células senescentes. As células senescentes são as células mais envelhecidas, que já não tem mais a capacidade de proliferação.


As implicações desta descoberta para a saúde e longevidade humana são muito significativas. Os únicos outros métodos conhecidos e cientificamente comprovados no estímulo da biogênese mitocondrial no envelhecimento humano são exercícios físicos de alta intensidade, estrita restrição calórica e certos medicamentos.


  • Qual a diferença entre o PQQ e a Coenzima Q10?

O PQQ é uma quinona tricíclica que funciona como uma coenzima em várias reações óxidos redutase bacterianas. A Coenzima Q10 é uma benzoquinona presente em quase todas as células do organismo e que participa dos processos de produção de ATP.


Por retardar o processo de envelhecimento, sugere-se que o PQQ pode prevenir cabelos brancos. Este processo está intimamente ligado à degradação e ao desaparecimento progressivo de mitocôndrias e o excesso de radicais livres no bulbo capilar.

Como antioxidante, ainda podemos citar a Coenzima Q10, que também atua como combustível para as mitocôndrias, além de manter o coração mais forte e saudável.


Temos também o chá verde, rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo. Os polifenóis do chá verde são potentes antirradicais livres devido aos grupos hidroxila nas suas estruturas químicas. O grupo hidroxila pode formar complexos com os radicais livres neutralizando-os, sendo potentes antioxidantes, quelantes de metais.


O próximo suplemento é o astrágalo, que é o fitoterápico mais famoso para essa finalidade.

A história do Astrágalo é muito interessante. Há cerca de 5000 mil anos na China, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a fazer uso desta erva. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados à morte caso fossem pegos fazendo uso. Era conhecida como elixir da Longevidade.


Atualmente, os trabalhos científicos indicam que uma saponina chamada cicloastragenol é a responsável por essa atribuição.

Além da sua ação imunoestimulante reconhecida, o cicloastragenol constitui também, e sobretudo, uma potente arma antienvelhecimento.


O cicloastragenol é capaz de ativar e de estimular a enzima telomerase que é a enzima que estimula o crescimento dos telômeros e da reparação dos danos já sofridos. Ou seja, consegue não só bloquear o encurtamento dos telômeros como também aumentar a sua quantidade, e permitir o seu alongamento e, consequentemente, prolongar a duração da vida celular.


Além disso, o astrágalo apresenta constituintes antioxidantes. Estudos mostram seu efeito como inibidor da produção de radicais livres e da oxidação de gorduras no organismo.


  • Quais os benefícios do Astrágalo para a saúde?

  1. Diminui inflamações;

  2. Fortalece o sistema imune;

  3. Previne doenças cardiovasculares;

  4. Reduz o risco de câncer;

  5. Controla o açúcar no sangue;

  6. Diminui o colesterol alto;

  7. Trata gripes e resfriados;

  8. Alivia efeitos colaterais da quimioterapia.


Outro suplemento muito útil é o resveratrol. Uma taça de vinho tinto todos os dias faz bem para saúde, dizem por aí. O vinho é uma bebida alcoólica e por isso não é um aliado para o desenvolvimento da saúde, mas a presença do resveratrol no vinho é inegável.

O resveratrol é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas – por isso é presente no vinho e no suco de uva tinto. Estudo mais recente indica que o resveratrol atua em um conjunto de genes associados ao envelhecimento. A substância retarda o processo de envelhecimento de vários tecidos, como o cerebral, o muscular e o cardíaco, em especial. Melhora a circulação, permitindo que o sangue leve oxigênio e nutrientes para vasos de baixo calibre, ou seja, aqueles bem fininhos em regiões de mais difícil acesso.


  • O que o Resveratrol faz com a pele?

Ele diminui rugas e linhas finas, aumenta a elasticidade e firmeza, previne o aparecimento de manchas, auxilia nos casos de rosácea, protege contra o fotoenvelhecimento.


E por fim, chegamos ao intestino, o micro bioma humano, comunidade de microrganismos que vivem no nosso organismo, mas especificamente no nosso intestino, tem influência em muitas funções do corpo. Entre elas, o controle da quantidade de fenol, substância presente em nosso sangue que prejudica as células da pele. Por isso a suplementação com lactobacillus vão ajudar na manutenção da saúde e no antienvelhecimento, já que eles melhoram a pele, reduzem manchas, deixam a tonalidade mais uniforme e mais macia.


Existem uma infinidade de suplementos ditos rejuvenescedores. Mas nenhum é fonte da juventude, então sempre usem o bom senso, resultados milagrosos não existem, além disso, os suplementos são somente um dos pilares para uma vida longa, saudável e jovem. Não podemos descuidar da alimentação, exercícios físicos, gerenciamento do estresse, sono adequado, saúde social, emocional, espiritual também são muito importantes.









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page