Protetores Solares

As pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, normalmente se deparam com um dilema: o uso dos filtros solares. ☀️



De um lado temos os dermatologistas, nos alertando sobre os perigos do câncer e demais doenças de pele ocasionadas pelos raios solares, do outro lado temos os médicos que trabalham com a medicina integrativa trazendo a informação de que os filtros solares contém SUBSTÂNCIAS TÓXICAS e que também poderão desenvolver um câncer. 😰


Por esse motivo cresce a busca por alternativas que possam conferir proteção à pele, sem riscos à saúde, como por exemplo filtros solares com substâncias menos agressivas ao corpo, com ativos mais modernos.


Claro que não vamos encontrar um produto 100% ideal, porque a própria função deles torna impossível aliar a eficácia da proteção e a isenção total de substâncias químicas.


Mas e a solução, então? 🤯


INGREDIENTES PERIGOSOS NOS PROTETORES SOLARES


É isso mesmo. Os protetores comuns levam uma série de substâncias que prejudicam a saúde e o meio ambiente, como você pode conferir neste texto publicado no site do EWG, com as devidas referências científicas.


Abaixo, um resumo de alguns deles.

  • Oxibenzona (benzophenone-3): polui os oceanos, pode ser absorvida pela pele e está relacionada a distúrbios hormonais. Seu uso é proibido na Suíça.

  • Homosalato (homosalate): pode ser absorvida pela pele e desequilibrar hormônios como estrogênio e progesterona.

  • Ensulizole (phenylbenzimidazole sulfonic acid): de acordo com o EWG, está relacionada ao câncer apesar de ser um ingrediente de médio risco.

  • 4-metilbenzilideno-cânfora (4-methylbenzylidene camphor): de acordo com o EWG, também relacionado a distúrbios endócrinos.

  • Octinoxato (ethylhexyl methoxycinnamate): alergias e distúrbios hormonais, de acordo com o EWG.


OS PIORES E OS MELHORES PROTETORES SOLARES DO MERCADO


(ACESSE AQUI A LISTA COMPLETA)



QUAL ESCOLHER?


Se você acompanhou toda a seleção, certamente ficou em dúvida: escolho um protetor solar seguro que testa em animais ou um protetor solar razoavelmente seguro, porém livre de crueldade? A resposta para isto não é simples e eu sequer julgaria se optassem pela primeira opção.