Probióticos: entenda o que são e como agem no organismo

Nosso intestino é povoado por trilhões de micróbios benéficos que impactam no organismo como um todo. Essas bactérias compõem o microbioma e ele precisa estar equilibrado para que tudo funcione adequadamente. O sistema imunológico, humor, pele e apetite estão intimamente ligados à microbiota intestinal.



Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, muito comum atualmente, já que mesmo mantendo uma alimentação saudável, não estamos livres dos conservantes, corantes e demais aditivos químicos decorrentes do processo industrialização dos alimentos, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins. Esse desequilíbrio modifica a estrutura das paredes intestinais, alterando a absorção dos nutrientes e nos deixando mais suscetíveis à doenças.



Nesse contexto o uso dos probióticos é sem dúvida um poderoso recurso para o desenvolvimento da saúde. Probióticos são produtos ricos em bactérias benéficas. Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados como kefir, kombucha e iogurte natural.


Já sabemos do papel fundamental do intestino na saúde geral do corpo, sendo considerado o “segundo cérebro” em função da forma independente com que atua e interage com os demais órgão. Ter um intestino saudável vai muito além do processo de digestão e é por isso que o consumo de probióticos é uma excelente escolha em termos de alimentação e suplementação.


Para complementar o consumo do kefir, kombucha e demais alimentos que contenham probióticos, você poderá ingerir cápsulas de lactobacillus. A vantagem da suplementação é que você sabe exatamente quais as cepas e quantas unidades formadoras de colônia (UFC) você está ingerindo. As cápsulas são gastro resistentes, ou seja, despejam o conteúdo somente no intestino, local de ação dos probióticos. Atualmente está comprovado que as cápsulas de lactobacillus NÃO necessitam ser armazenadas sob refrigeração, uma vez que vivem muito bem dentro do corpo, onde a temperatura fica entre 36 e 37° em condições saudáveis. Essa recomendação é válida para locais onde de clima muito quente, onde as temperaturas ficam próximas aos 30°C. Nesse caso, por precaução, é melhor manter na geladeira.


Cuide bem do seu intestino. Todo o seu corpo vai sentir os benefícios.