Probióticos e Saúde Mental
Atualizado: 5 de jun. de 2023
🧠 Sabemos que o intestino é o nosso segundo cérebro e que seu bom funcionamento está intimamente relacionado com a saúde cerebral.
🔎 Pesquisadores já identificaram modificações na microbiota intestinal de pessoas com estresse crônico, depressão e ansiedade. Isso, por sua vez, resulta no aumento da inflamação pelo corpo e na alteração de níveis de neurotransmissores como a serotonina, provocando mudanças no cérebro, no humor e no comportamento. 🗯️
👉 O uso de probióticos orais vem sendo investigado em todo o mundo na tentativa de equilibrar a microbiota intestinal e reduzir seus efeitos indesejáveis sobre o sistema nervoso.
Nesse contexto surge a classificação de psicobióticos, os probióticos com efeitos no sistema nervoso. 🧠 Falamos de uma classe de bactérias com grande potencial no tratamento de doenças psiquiátricas, capazes de controlar sintomas sem os efeitos adversos dos medicamentos controlados.
💊 Destacam-se, em matéria de saúde mental, os probióticos dos gêneros lactobacilos e bifidobactérias — particularmente, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium longum, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus plantarum, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus paracasei, Lactobacillus helveticus e Lactobacillus rhamnosus
Comments