O mito do suco natural

Atualizado: 7 de Out de 2020

Crescemos ouvindo que o suco natural é uma bebida saudável. Mesmo nos dias de hoje as mães falam orgulhosas que oferecem aos seus filhos somente sucos sem adição de açúcar.


Afinal, trata-se mesmo de uma bebida saudável?



Ouvir que o suco natural de fruta é saudável é praticamente uma verdade inquestionável. Profissionais da área da saúde, informativos publicitários, cardápios de escola e hospitais, o suco de fruta sempre foi o mocinho ao lado do vilão refrigerante. Pela lógica, o produto vem de uma fruta 100% livre de processos industriais e, no caso das orgânicas, também sem nenhum aditivo químico.


No entanto o suco de fruta, mesmo que natural e sem a adição de nenhum açúcar não é saudável e jamais deverá ser uma opção para matar a sede ou hidratação. É claro que o suco de fruta é uma bebida rica em vitaminas, minerais, mas também contém uma quantidade enorme de açúcar na forma de frutose. A frutose, assim como os demais açúcares promove uma grande a liberação de insulina pelo pâncreas.


O que faz o suco ser mais prejudicial à saúde do que a fruta in natura é devido a mudança da sua estrutura original, em especial a perda das fibras, responsável por auxiliar o organismo a metabolizar de maneira mais eficiente da frutose.


Outro fato importante é a quantidade de frutas necessárias para fazer um copo de suco. Você sabia que para fazer um litro de suco de laranja integral, sem a adição de água são necessárias 30 laranjas? Ou seja, quando consumimos o suco estamos retirando as estruturas importantes da fruta, que nos dão saciedade e ficando somente com o açúcar. Ao ingerir somente o açúcar da fruta, nosso corpo conta com os mesmos malefícios do açúcar branco.

Por isso, nada mais saudável do que beber água. É importante ensinar as crianças, que suco de fruta, mesmo que natural, não pode ser consumido diariamente, como integrante do lanche, normalmente acompanhado de outros carboidratos e açúcares.

Como exceção, no meio de tanto açúcar, surge o amargo limão. Suco de limão ou limonada suíça são alterativas realmente saudáveis, pois o limão não possui quantidade significativa de frutose, permitido o seu consumo na forma de suco sem a liberação de insulina. O maracujá azedo também pode ser uma opção, embora possua mais frutose que o limão, ainda assim é uma quantia muito baixa.

O suco de fruta não é saudável e essa crença que durou décadas é um mito, assim como muitos outros envolvendo nutrição e hábitos de saúde. Beber suco pode ser delicioso e encarado como um momento de prazer, em ocasiões eventuais. Fazer do seu consumo um hábito não é uma opção para quem está buscando uma super saúde.