Por que suplementar?

Atualizado: 7 de Out de 2020

A suplementação vem se tornando popular nos últimos anos e a dúvida que surge é se ela realmente é necessária. Uma alimentação saudável e balanceada não supre as necessidades de todos os nutrientes do organismo? Afinal, nossos antepassados viviam sem o uso de qualquer suplementos, até porque esses nem existiam.



Aos poucos, os preconceitos e mitos sobre os suplementos são derrubados. Dessa forma, é comum que as pessoas tenham uma inclinação maior a consumir suplementos e procurem por esse tipo de produto.

O objetivo mais básico da suplementação é oferecer ao organismo os nutrientes que estão faltando na alimentação. Alguns nutrientes como o Ômega 3 e a vitamina K2 são muito difíceis de serem adquiridos através da alimentação, pois os mesmos são provenientes de peixes de águas frias e alimentos fermentados, respectivamente. Esses alimentos não fazem parte da rotina alimentar da maioria dos ocidentais. Outro fato é o empobrecimento do solo que faz com que tenhamos a deficiência de magnésio, por exemplo. Já a vitamina D3, para ser sintetizada, precisa da exposição solar com uma incidência específica de cumprimento de onda. Esse motivo faz com que grande parte da população brasileira não consiga manter níveis sanguíneos ideais.


Vale ressaltar que a suplementação indicada pelo Programa Pro Ser é baseada em evidências científicas, com produtos de eficácia comprovada, que tem o objetivo de complementar a alimentação saudável.


Existem perfis específicos de pessoas que precisam recorrer à suplementação. Podemos citar as gestantes, idosos, veganos ou vegetarianos e os atletas ou praticantes de exercícios físicos


Nesses casos, seja por restrição à algum alimentos, demanda diferenciada ou dificuldade de absorção, a suplementação surge como um recuso acessível para manter e elevar os níveis de saúde.


Lembrando que os suplementos são ótimos aliados para o desenvolvimento da saúde, mas precisam estar associado aos demais hábitos saudáveis como a alimentação de qualidade, exercícios físicos de alta intensidade, sono adequado, gerenciamento do estresse e demais ferramentas apresentadas pelo Programa Pro Ser.